home CONTATO SOBRE DOWNLOADS

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Photoshop: Como usar curvas


Depois de fazer um breve tutorial de como usar PSD e actions, aqui está o último tutorial que eu queria falar, uma maneira prática e fácil de conseguir ajustar luminosidade e algumas cores, como usar curvas no photoshop. Eu costumava usar curvas para melhorar a luminosidade da imagem, contraste, brilho e a disposição disso na foto, até que um dia baixei um pacotinho que continha efeitos lindos em curvas, e eu decidi criar um.
O que são curvas? No ajuste de uma imagem RGB, a área superior direita do gráfico representa os realces, e a área inferior esquerda, as sombras. O eixo horizontal do gráfico representa os níveis de entrada (valores de imagem originais), e o vertical, os níveis de saída (novos valores ajustados). Conforme você adiciona pontos de controle à linha e move-os, a forma da curva muda, refletindo os seus ajustes de imagem. As seções mais excessivas da curva representam áreas de maior contraste, enquanto as seções mais achatadas representam áreas de menor contraste. (fonte)
Como usar: Você tem a opção de movimentar a curva em busca de uma luminosidade melhor ou baixar pacotinhos com predefinições (vou disponibilizar aqui no blog também).

AJUSTE PERSONALIZADO

No ajuste personalizado você monta a sua curva sem uma predefinição feita pelo photoshop ou algum pacote baixado, para isso é necessário perceber o que cada área da curva quer dizer, você irá trabalhar com lados escuros, médios e claros da imagem.
Abra a imagem > Selecione a caixa de criar uma camada ou ajuste > Selecione curvas; 
 Nessa imagem dividi o quadro das curvas para melhor visualizar a parte que trabalha com as partes mais escuras, médias e claras da foto. 

Clique na imagem para uma melhor visualização
Exemplo 1: Mexendo nos tons escuros. A curva modifica apenas o lado mais escuro // Exemplo 2: Mexendo nos tons claros. A curva modifica apenas o lado mais claro // Exemplo 3: Curva que costumo usar mais, um equilíbrio dos dois.


COMO USAR PREDEFINIÇÕES





Nesse primeiro resultado temos a curva que eu fiz, um tom mais azulado e magenta, claro e básico. 


Resolvi fazer um ajuste para equilibrar as cores (achei muito rosado), utilizei mais uma curva para ajustar a luz.


O resultado 2 é um extra que fiz, sabem aquele efeito do vscocam? Achei parecido. Além disso, se vocês não repararam, a curva está abaixo da linha de equilíbrio, escurecendo a imagem e deixando um efeito mais forte. 

Para não perder o costume, fiz 2 predefinições de curvas para vocês baixarem e usarem, incluindo essa do exemplo. Espero que gostem!



Um comentário: